Como Excluir Pessoas da Lista de Casamento: 10 Dicas Essenciais Para Diminuir Sua Lista de Convidados

Como excluir pessoas da lista de casamento? Esta ai uma questão complicada para o casal que vai se casar e necessita diminuir a lista de convidados de casamento, uma decisão muito delicada, porém todos devem saber que organizar uma festa pode sair caro para o casal.

Como excluir pessoas da lista de casamento 10 dicas

É verdade que o casal gostaria de ter no seu grande dia todos os seus amigos e conhecidos, mas nem sempre esse desejo cabe no orçamento dos noivos. Diante disso, infelizmente para não se apertar financeiramente é necessário diminuir a lista de convidados, mas como excluir pessoas da lista de casamento?

Para fazer a exclusão de alguns convidados é necessário que o casal tome muito cuidado para não excluir alguém importante e com isso acabar convidando quem não seja muito próximo. Lembrando que o casal não vai precisar perder horas pensando em como elaborar essa lista, pois separamos algumas dicas que podem te ajudar.

Bom, vamos lá? Siga abaixo as 10 dicas essenciais de como excluir pessoas da lista de casamento e economizar na sua festa convidando menos pessoas.

Quem eu devo convidar para o meu casamento?

1 – Quem devo convidar para o casamento?

Neste primeiro passo você deve convidar apenas as pessoas próximas do casal. Pessoas próximas são todas aquelas que conhecem bem o casal e sempre estão presentes, mesmo que a distância. Agora aqueles que nunca foram à casa de vocês e nem ao menos perguntam como o casal está, esses podem ser considerados distante, nesse caso, pode tirar da lista.

Da mesma forma é válido também para os familiares. Não é porque se trata de um primo distante que deve ser convidado.

2 – Como fazer a lista de convidados do casamento?

Um erro muito comum do casal ao montar sua lista de convidados de casamento é fazer listas separadas, pois desta forma acabam inserindo pessoas que realmente não fazem parte da vida dos dois.

O correto é ambos sentarem junto e começarem a fazer uma única lista de convidados. Desta maneira o casal poderá refletir quem realmente deve participar deste momento tão especial. Isso também vai ajudar na hora de definir o número de convidados de cada lado.

3 – Fazendo as contas de quanto poderá gastar

Essa é uma regra muito simples. Veja qual o orçamento disponível e o preço do buffet, aluguel do salão, dj som e luz, etc. Se para o buffet sobrar, por exemplo R$ 8.000,00 e o preço por pessoa for de R$ 70,00, então a lista não deve ter mais do que 114 pessoas.

Essa é uma regra simples que vai ajudar muito na hora de diminuir a lista de convidados para o casamento, afinal, ninguém quer começar a vida a dois com dívidas.

4 – Escolha um local pequeno e, se possível, longe

Se o lugar é pequeno e não comporta um grande número de pessoas, o casal ficará menos tentado a convidar mais pessoas. Como não cabe muita gente, será quase que obrigatório fazer uma lista bastante enxuta.

Além disso, se puder ser fora da cidade, muita gente não poderá ir e você seleciona ainda mais os convidados.

5 – Colegas de trabalho nem sempre precisam ser convidados

Tudo bem que os colegas de trabalho estão presentes no dia a dia, mas isso não significa que se tenha uma amizade. Apesar da convivência diária, isso só ocorre por necessidade do trabalho. Se fora dele não existe nenhum vínculo, então não há motivos para convidar.

6 – Não se sinta obrigado a convidar ninguém

Lembre-se de que o casal é quem define quem deverá ser convidado e não tem obrigação de chamar para o casamento quem não queira. Por isso, não ceda à pressão de familiares, amigos ou até mesmo de quem fica dando indiretas que não foi convidado.

7 – Ex-mulher ou ex-marido

Aqui eis uma situação delicada. Se há sentimentos mal-resolvidos, o risco de uma saia justa é evidente. O convite só deve ser feito caso exista uma relação amigável. Do contrário, marque outro dia para receber essas pessoas, de preferência após o casamento.

8 – Amigos: só os mais próximos

É normal que o casal tenha um número muito alto de amigos, mas nem sempre é possível convidar todos. Por isso, haverá uma seleção natural na hora de montar a lista. Saiba que as pessoas mais próximas já vão conviver com as ansiedades e ajudar em algumas escolhas para o casamento. Sendo assim, naturalmente o casal já perceberá quais são aqueles que realmente não podem faltar na lista.

9 – Limite os convidados dos pais dos noivos

Uma coisa é certa: em um casamento, as decisões devem ficar por conta dos noivos. Aos pais, resta entender que a festa não é deles. Por isso uma dica é: determine um número de convites para que os pais enviem a quem quiserem. Também é interessante que seja definida uma cota para os pais, mesmo que os noivos arquem com todas as despesas, pois os pais se incluem no sonho desse casamento. “É uma questão de respeito e gratidão pelas pessoas que colocaram você no mundo”.

10 – Cuidado ao escrever o convite de casamento

Se você coloca no convite de casamento o nome do “chefe da casa” com o complemento “e família”, significa que está convidando todos que moram lá. Se o casal tem cinco filhos, significa que eles poderão aparecer na sua festa com os cinco filhos. Se quer evitar essa situação, coloque apenas o nome do casal ou da pessoa que será convidada. Assim você não terá a surpresa de encontrar uma multidão no seu casamento.  😯

Qual é a porcentagem de faltosos em casamento?

Qual a porcentagem de faltosos em casamento?

A porcentagem de faltantes em uma festa de casamento, segundo alguns donos de Buffet é por volta de 15 a 20% de faltosos. Claro que cada caso é um caso, então não é uma regra absoluta, mas em geral essa é a porcentagem da sua lista completa de convidados que podem não ir no seu casamento.

E mesmo após alguém ter ligado um por um dos convidados confirmando presença, ainda considere em torno de 10% de faltosos, afinal muita gente tem vergonha de dizer que não irá, confirma presença e não aparece.

Também há outro fator que entra nesse número de faltosos, são os imprevistos. Normal na vida de qualquer pessoa, sempre no dia do casamento podem ocorrer alguns imprevistos com os convidados impedindo a sua presença no evento.

Agora que você já sabe como excluir pessoas da lista de casamento, deixe claro que a lista de convidados é apenas para pessoas próximas e que esse é um momento íntimo do casal.

Espero que essas dicas possam te ajudar e se você não está inscrito(a) em nossa lista de emails, inscreva-se abaixo para que você possa receber todas nossas novidades em seu email.

 

Fontes de consulta:

http://elas.gaz.com.br/conteudos/noivas/2017/08/15/100892-dicas_para_diminuir_a_lista_de_convidados_para_o_casamento.html.php
https://estilo.uol.com.br/casamento/listas/dez-maneiras-inteligentes-de-enxugar-a-lista-de-convidados-do-casamento.htm
http://www.casamentoclick.com.br/report/diminuindo-lista-convidados-do-casamento.html
http://delas.ig.com.br/noivas/cerimoniaefesta/2012-10-13/sete-maneiras-praticas-de-diminuir-a-lista-de-convidados-para-o-casamento.html
http://vestidadenoiva.com/porcentagem-de-faltosos/

 

Receba em seu email nossas dicas e novidades em Lembrancinhas de Casamento e Jateados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *